Acompanhe a programação pelas redes sociais

Luis Humberto

Lembre-se moço, você que invade a vida dos outros, burla o tempo e retém momentos que não são seus; de seus compromissos com sua época, e sua fraca verdade*

Em sua primeira edição o Festival Foto BSB presta uma homenagem ao artista e pensador da fotografia Luis Humberto.
O carioca que adotou Brasília nos anos 60 é reconhecido por inovar radicalmente a cobertura política do poder. Como fotógrafo de cobertura política, nas décadas de 70 e 80 inovou ao fazer fotos com um olhar tão irreverente que suas imagens se aproximam da caricatura, revelando um retrato do ridículo e teatral que envolve o poder, usando como estratégia fotografar antes ou depois dos momentos oficiais. Além disso, como artista inquieto e multifacetado, destacou-se por trabalhar intensamente a expressão pessoal, dividindo-se entre a documentação da paisagem urbana de Brasília e os sensíveis ensaios intimistas de caráter autobiográfico.
Formado em arquitetura e professor da UnB se debruçou, 40 anos atrás, em temas que hoje são absolutamente atuais e contemporâneos, em especial a importância da fotografia como linguagem e disciplina.
Luis Humberto é um dos maiores fotógrafos brasileiros. Ele tem mantido uma produção fotográfica, tanto no campo do fotojornalismo quanto na produção de imagens poéticas, nas últimas cinco décadas. Certamente, muito da história recente do Brasil deve ao fotógrafo a sua iconografia.

* IRISFOTO – nº 377, dezembro de 1984

Galeria

© 2020 Todos os direitos reservados. Festival de Foto BSB